Dicas de segurança

 

1. Valores excessivamente atrativos :

Tome cuidado com anúncios de serviços e mercadorias com valores muito abaixo de seu valor justo. É comum que alguns produtos sofram depreciação ou danos e percam parte de seu valor de mercado, no entanto, peça sempre a opinião de um familiar ou de uma pessoa de sua confiança, antes de efetuar a compra de um produto ou serviço.

Obs: Não damos nenhum tipo de consultoria referente a preços. No entanto, caso desconfie de fraude de algum usuário, denuncie imediatamente.

2. Usuários insistentes ou com necessidade imediata de venda :

Existem diversas situações em que anunciantes queiram efetuar a venda do produto com rapidez, no entanto, faça o máximo de perguntas e procure saber a razão da venda, inclusive a origem e a qualidade do produto ou serviço oferecido.

Anunciantes que por exemplo queiram marcar em horários noturnos, em locais ermos, onde tenha pouca movimentação de pessoas, podem ser considerados suspeitos, e é uma situação em que aconselhamos o máximo de cuidado, principalmente quando voce como comprador estiver em posse de numerário. Embora a responsabilidade de toda a logística comercial (local, horário, dia, etc.) seja dos envolvidos (comprador e vendedor) no negócio, aconselhamos que seja sempre num local seguro e movimentado.

O contrário também merece muita atenção, no caso de surgirem compradores com estranha urgencia em adquirir o produto ou serviço no qual voce tenha publicado, certifique-se de todas as formas possíveis a identidade do interessado, peça opinião de familiares e amigos, e evite comparecer sozinho(a) ou marcar em locais com pouca movimentação de pessoas. 

3. Pagamentos antecipados :

Nunca forneça números de cartões de crédito ou de débito ou suas respectivas senhas a usuários do SITE. Evite efetuar pagamentos antecipados, exceto se tratar-se de uma forma de pagamento segura na qual voce consiga devolta o valor em caso da não entrega do produto ou serviço. Quando tratar-se de uma empresa, faça pesquisas na Internet para saber onde ela está estabelecida e confira todos os contatos disponíveis.

4. Produtos ilegais ou contrabandeados

Exija sempre a nota fiscal, ou documento comprobatório da posse do bem, exceto em casos em que o produto ou serviço sejam dispensados da emissão. Não compre produtos que lhe pareçam de origem duvidosa ou que possam lhe trazer danos. Lembre-se que adquirir produtos de origem duvidosa, sem nota fiscal (no caso de obrigatoriedade), ou produtos supostamente contrabandeados é de total responsabilidade dos envolvidos na transação, sendo estes, comprador e do vendedor. Por isso, enfatizamos que evite formalizar a compra quando houver suspeita.